terça-feira, 26 de maio de 2009

GRANDE LOJA ARQUITETOS DE AQUÁRIO:





A GLADA - Grande Loja Arquitetos de Aquário - é uma Ordem Maçônica regular, legítima, independente, soberana, moderna e reconhecida internacionalmente, que admite, em igualdade de condições, homens e mulheres dispostos a construir a sociedade do Terceiro Milênio dentro dos ideais da Maçonaria Universal.
É uma Entidade iniciática, filosófica, cultural, filantrópica e sem fins lucrativos.


A Grande Loja Arquitetos de Aquário trabalha, obrigatóriamente nos Ritos Modernos, ou Francês do 1 ao 10º e Rito Escocês Antigo e Aceito, do 1 ao 33º Grau, possuindo seu próprio Supremo Conselho, reconhecido e com Carta Patente expedida pela Grande Loja da Itália, cujo Supremo Conselho do Grau 33 é um dos mais antigos do mundo, fundado em Milão a 4 de abril de 1805.
Faz parte, desde 1993, da União Maçônica Internacional CATENA, entidade que congrega Potências Maçônicas Mistas em 4 Continentes. E desde 2005 é membro ativo e reconhecido do CLIPSAS – Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Strasburgo, a maior organização de Maçonaria Liberal do Mundo, fundada em 1961.
Possui 21 Lojas ativas no Brasil

7 em São Paulo
2 em Curitiba
1 na Lapa (Paraná)
1 em Itajaí (Santa Catarina)
2 em Goiânia
1 em São Vicente
1 em Ribeirão Preto (São Paulo)
1 em Ipatinga (Minas Gerais)
4 em Quito e 1 em Cuenca (Equador)
4 em formação (Alvorada n°22 em Brasília (DF), Loja Olho de Horus n°35 em Picos (PI), Loja Ciência e Arte n°33 em Tremembé (SP) e Loja Semente de Luz n°31 em Xanxerê (SC). Em João Pessoa (PB) está em formação um Triângulo.




FUNDAÇÃO E FILIAÇÃO DE LOJAS:
Nas cidades onde não exista ainda uma Loja da GLADA – e não havendo na localidade pelo menos 7 Mestres Maçons que queiram e possam participar do projeto – é possível fundar uma Loja nova, obedecendo os seguintes passosAlguém da cidade em questão (maçom ou não) é escolhido como responsável, e se encarrega de reunir um certo número de pessoas interessadas em ingressar na Ordem. É conveniente que o grupo tenha pelo menos 8 pessoas. Pode-se providenciar com antecedência uma nota na imprensa ou rádio local, e a distribuição de alguns folhetos. Esposas e filhas de maçons naturalmente podem ser convidadas. A idade mínima para ser admitido é 21 anos. Lowtons (filhos de Maçons) podem ser iniciados com 18 anos e são liberados da Taxa de Iniciação.
Marca-se uma data (de preferência num Sábado) para reunir o grupo num local -- que pode ser na residência de alguém, numa sala comercial, auditório público, ou até numa sala de convenções de um hotel, conforme as disponibilidades e o número de interessados. A reunião não deve envolver custos elevados e o ingresso será livre a toda pessoa que aí desejar comparecer.
Na data e horário escolhido, e de comum acordo com a sede central da GLADA, um representante (ou todo um grupo de Mestres Maçons) da mesma irá até o local para proferir uma palestra sobre a Ordem, seus propósitos, um pouco da sua história e seus projetos. Responderá a perguntas e esclarecerá dúvidas que surjam na ocasião, explicando os procedimentos necessários para o ingresso, as possíveis dificuldades que o grupo irá enfrentar por motivo da distância, dos custos, da falta de um local apropriado para instalar a Loja, etc. Em seguida distribuirá aos presentes folhetos ilustrativos da GLADA, contendo basicamente informações sobre sua origem, Princípios Normativos, realizações, etc., e Propostas de Admissão.
Se houver no mesmo dia Propostas já preenchidas, elas serão recolhidas e avaliadas, e, se possível, já se procederão às entrevistas com os Candidatos. Não haverá burocracia desnecessária, porém, os Candidatos deverão preencher os requisitos que são de praxe na Maçonaria em qualquer parte do mundo. Por outro lado, serão obedecidas, é claro, as normas próprias e peculiares da GLADA. Nenhum candidato será admitido sem prévia sindicância, o que é de costume em qualquer Loja regular do mundo.
Se a cidade estiver localizada em ponto demasiado distante de São Paulo ou de outra cidade-sede da GLADA, envolvendo, portanto, altos custos de deslocamento e viagens, pode-se estudar a possibilidade de permanecer aí alguns dias, de forma a dar tempo de já proceder à Iniciação dos Candidatos existentes e ministrar-lhes as primeiras Instruções, deixando também as necessárias informações para a fundação da nova Loja, seus Estatutos-padrão, as obrigações fiscais e legais junto aos órgãos de Governo, normas para a escolha de um local de reuniões e os objetos e móveis indispensáveis para o início dos trabalhos maçônicos.
Em havendo a disponibilidade de 7 Mestres Maçons na ocasião, a Loja pode eventualmente já ser fundada no local, segundo os preceitos da GLADA, e passar, a partir de então, a funcionar em dependências provisórias durante algum tempo. Estatutos, Rituais, Constituição, Regulamentos e normas gerais da GLADA serão fornecidos e explicados adequadamente.
Antes de partir, o grupo-fundador enviado pelo Poder Central da GLADA deixará estipulado um calendário de visitas subseqüentes, a fim de prosseguir nas Instruções, reunir novos Candidatos e preparar os Aprendizes já instruídos para receberem os graus de Companheiro e de Mestre, assim que cumprirem os quesitos de praxe.
Cumpridas algumas formalidades, será fornecida à nova Loja uma Carta Constitutiva Provisória (documento que habilita uma Loja para operar, obedecendo às normas da Potência Maçônica) e um número de registro.
Uma assistência direta e constante será dada à nova Loja até que ela possa caminhar por suas próprias forças.
Existindo já na localidade um grupo de pelo menos 7 Mestres Maçons dispostos a participar da fundação de uma nova Loja federada à GLADA, a fundação pode ocorrer quase de imediato (seguindo os procedimentos e ritos habituais na GLADA) e a iniciação de Candidatos pode começar assim que se tenha local apropriado para as reuniões.
O Poder Central da GLADA decidirá, de comum acordo com o grupo de Mestres local, a forma mais conveniente de proceder; a visita de um representante pode ser agendada para dar previamente ao grupo uma palestra de esclarecimento dos propósitos da GLADA, seus projetos de trabalho, sua filosofia e princípios normativos. Uma outra reunião separada pode ser programada também, esta dirigida aos possíveis candidatos à iniciação. A divulgação do evento ficará a cargo do grupo local de maçons e candidatos.
Após estas preliminares, uma vez fundada a Loja, e havendo local para a Iniciação, se marcará data para que uma equipe da GLADA compareça à localidade, e assim, ajudada pelos Mestres da própria cidade, começar os Trabalhos da Loja, iniciando já o primeiro grupo de candidatos.
Caso exista no local uma Loja independente que deseje federar-se à GLADA, basta solicitar filiação por meio de uma prancha, dirigida ao Grão Mestrado. São enviados à Loja os Estatutos-padrão da GLADA, que passarão a reger a Loja. Uma Ata fará constar a decisão dos obreiros da Loja de filiar-se à GLADA, assinada por todos; na mesma Ata constarão os nomes da Diretoria da Loja e seus cargos, dia da semana e horário escolhidos para as reuniões, periodicidade, etc. Ata e Estatutos serão levados ao Cartório local para registro, cumprindo as exigências legais normais em todo Município do Brasil quando da constituição de uma entidade.
Cumpridas algumas formalidades, a Loja receberá uma Carta Constitutiva Provisória e um número de Registro. Um representante da GLADA poderá a partir daí fazer algumas visitas, a fim de esclarecer pontos em dúvida sobre Rituais, instruções, procedimentos, etc., enquanto isso seja necessário.

Filiação e Ingresso

Deseja ingressar na Glada?
entre em contato através do nosso formulário!
Filiação
Maçons placetados ou adormecidos podem filiar-se à GLADA, solicitando Proposta de Filiação / Regularização, mediante carta dirigida à Gr:.Secretaria, no escritório central.
A Proposta preenchida deverá ser acompanhada de cópia de qualquer um dos documentos maçônicos de praxe: Certificado de Grau (para Aprendizes e Companheiros), Quite-Placet ou Diploma de Mestre (para Mestres), Carteira de Identidade Maçônica ou Passaporte Maçônico, anexando 3 fotos 3x4 recentes, cópia de RG, cópia de CPF, cópia de documento que comprove residência, Emolumentos no valor de R$ 200,00 (Taxa dispensada no caso de Loja nova).
Como Ingressar
Candidatos que desejem ser admitidos na GLADA devem obedecer o seguinte processo:
Escrever ou telefonar para o escritório central, ou enviar e-mail, solicitando Proposta de Admissão, fazendo constar seu endereço postal convencional.
Devolver a Proposta preenchida, anexando cópia do RG, cópia do CPF, cópia de documento que comprove residência, Taxa de Iniciação no valor de R$ 750,00, em cheque cruzado e nominal à Grande Loja Arquitetos de Aquário, e 4 fotos 3x4 recentes. Tudo mediante carta registrada. Esta Taxa vigora por tempo determinado e pode ser alterada, dividida em parcelas ou reduzida, dependendo para isto de prévia combinação com a pessoa contactada e aprovação pelo Grão-Mestrado.
Aguardar contato para marcar entrevista pessoal.
A Proposta, assim como o resultado da entrevista, serão avaliados pela Loja, e, sendo aprovados, o Candidato receberá comunicado sobre a data de sua Cerimônia de Iniciação.
Caso o Candidato não seja aprovado, sua Taxa será restituída.
Sempre que possível, indicar o nome, endereço e telefone de um Maçom que conheça o Candidato e possa fornecer referências.
Nenhum candidato será admitido sem prévia sindicância, como é de praxe na Maçonaria no mundo inteiro.
Candidatos residentes em locais onde não existe ainda Loja da GLADA terão seu caso resolvido individualmente, sob consulta da Sede Central.
Recomenda-se ao Candidato, como leitura prévia, As Chaves do Reino Interno - do erudito Irmão Jorge Adoum (Ed. Pensamento) e de Conhecendo o que é a Maçonaria, do Ir:. Lutfala Salomão.

Escritório central da GLADA e endereço para toda e qualquer correspondência:
Rua 24 de Maio, 35, 5º andar, sala 504
CEP 01041-001 - São Paulo - Brasil
Telefax (11) 3112-1039 e 6204-2540.
Tel. (11) 3361-5776 (expediente das 15 às 18 horas)

Sede e Templo em São Paulo:
R. Santo Antônio, 1219 - 1º andar - Bairro Bela Vista


Grã-Mestra atual : VERA FACCIOLLO


Grande Secretária de Relações Interiores: Maria Helena Campanha Lima





Alvorada Juvenil do Terceiro Milênio

Preâmbulo
A ALVORADA JUVENIL DO TERCEIRO MILÊNIO é uma instituição civil, educativa, sem fins lucrativos e tem por objetivo congregar jovens de ambos os sexos, em igualdade de condições, com a idade de 14 a 20 anos, sem distinção de raça, cor, região, religião, filosofia, agremiação política ou condição social; ministrando-lhes ensinamentos de cunho moral, cívico, filosófico, científico, cultural e político apartidário.


Procura desenvolver nos jovens valores éticos e comportamentais como: responsabilidade, disciplina, senso crítico, discrição, postura democrática, desembaraço, sentido de liderança, ecumenismo, universalismo de pensamento, força de vontade, respeito ao mérito alheio, liberdade de consciência, desejo de auto-aperfeiçoamento, preocupação com o meio ambiente e também a busca da verdade, o amor ao estudo e ao trabalho sob todas as suas formas.


Utiliza símbolos, alegorias e cerimônias teatrais, audio-visuais ou ritualísticas, através das quais transmite ensinamentos compatíveis com a idade, preparo e maturidade dos jovens filiados. Para conseguir estes objetivos, divide seus ensinamentos em graus ou etapas de conhecimentos essenciais, com o seguinte esquema:

GRAUS: TEMA:

PRIMEIRO GRAU: (NEÓFITO) - A HERANÇA DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES
SEGUNDO GRAU: (DISCÍPULO) - AS REALIZAÇÕES DA HUMANIDADE ATUAL
TERCEIRO GRAU: (LIDER) - CONSTRUTORES DO FUTURO

Nenhum comentário: