quarta-feira, 27 de maio de 2009

AS 25 INCRÍVEIS CARTAS TATTWA:














AS "TATTWAS-MÃES": TEJAS, PRITHIVI, APAS, VAYU e AKASA



A Golden Dawn costumava empregar as cores (dizem que com muito sucesso) como “chaves para abrir os portais da mente”. Para tal costumavam usar os “Tattwas”, figuras geométricas utilizadas também em algumas escolas tântricas indianas para simbolizar os elementos TERRA, AR, ÁGUA, FOGO e AKASA; este último termo traduzido como “Espírito”, embora pareça ter mais em comum com a chamada “LUZ ASTRAL” de Lévi, do que com a tradução usual do Ocidente para a palavra “Espírito”.

Os TATTWAS são cinco e costumam ser representados sempre do mesmo jeito. TEJAS, o “fogo” é figurado por um triângulo eqüilátero vermelho. PRITHIVI, a “terra”, por um quadrado amarelo, APAS, a água, por uma meia lua prateada em posição horizontal, VAYU, o ar, por um círculo verde azulado. Contudo, AKASA, a “luz astral” ou “espírito”, tem a forma oval, cor de violeta escuro.




A partir destes cinco “Tattwas-Mães”, se formam outros vinte Tattwas secundários. Para tanto, basta acrescentar-se a cada “tattwa-mãe” uma versão reduzida de um dos outros quatro.
Por exemplo, o “PRITHIVI de TEJAS”, o aspecto terrenal do fogo, estaria representado por um grande triângulo eqüilátero vermelho, com um pequeno quadrado amarelo central.

PRITHIVI DE TEJAS

Por analogia, já o aspecto fogoso da terra, o TEJAS de PRITHIVI, seria, por sua vez, representado por um grande quadrado amarelo, guardando em seu centro um pequeno triângulo vermelho.




Um dos primeiros exercícios de um antigo membro da Golden Dawn seria exatamente preparar suas próprias cartas Tattwa, as cinco principais e as vinte secundárias. Depois, escolhia uma delas para sua primeira experiência de projeção astral. Então, ele olhava fixamente a carta escolhida até que qualquer outro fator desaparecesse da sua consciência. Atingido este limiar (parece simples , mas exige bastante treinamento) ele fazia uso de sua “imaginação mágica” e transformava a carta numa ampla porta, às vezes descrita como “uma cortina bordada”. Neste ponto, ele usando da sua VONTADE, abria a “porta” para poder “atravessá-la” e experimentava uma “visão astral”.

Entretanto, se quisermos usar termos mais modernos, diremos que ele experimentava uma "alucinação controlada" (e muito enriquecedora), terapêutica e psicologicamente significativa.

Convém acrescentar, que aqueles que experimentaram estas visões asseguram que:

• A natureza da visão experimentada apresenta autêntica relação com o símbolo empregado. Por exemplo, utilizando-se um Tattwa da água (APAS), costuma-se vivenciar uma visão “aquática”.

• Quanto mais se usa esta técnica, mais reais tornam-se as “visões”. “No início — relata o novelista J.W. Brodie-Innes em manuscrito da Golden Dawn dedicado à visão Tattwa — é como se tudo o que se percebe não fosse mais do que um produto da imaginação, composto a base de fragmentos de recordações, idéias alheias encontradas em livros, ilustrações, etc., para elaborar com tudo isto uma imagem conjunta. Mas, ao adquirir maior experiência, logo compreendemos que este “novo país”, do qual adquirimos consciência, possui suas próprias “leis naturais”, como as do mundo material. Ou seja: não se pode criar ou destruir a “visão da vontade”.As mesmas causas produzem os mesmos resultados e acabamos reparando que não somos mais que meros expectadores e, de modo algum, um criador.”

O emprego dos símbolos Tattwa era o primeiro passo do adepto na exploração astral. Só uma vez dominados, começava a usar símbolos mais complexos: os 22 Arcanos Maiores do tarot, desenhados pela ordem, os selos? figuras geométricas? que os grimórios atribuíam a diversos espíritos e , por último, as “pirâmides enoquianas”, uma adaptação de McGregor Mathers da magia enoquiana de Dee ( que deveriam ser invocadas, segundo John Dee, por meio de uma “linguagem” especial, que lhe teria sido fornecida pelos “anjos”.

Contudo, você também poderá preparar suas cartas Tattwa, usando o mesmo sistema de cores. Basta algum cuidado e mão firme, folhas de papel cartão nas cores indicadas, régua, esquadros, um lápis, uma tesoura afiada e cola branca. Pronto.Ficará perfeito.

E então? Você tem ou não tem coragem de experimentar?

Um comentário:

Juan disse...

Gostei da iniciativa... (copiado do site Magia & Bruxaria).