quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Górgonas:


 As Górgonas eram criaturas da mitologia grega que tinham aparência feminina e possuía serpente ao invés de cabelos  e todos que olhassem diretamente para elas seria transformado em pedra. Por essa razão muitas pessoas usavam a imagem de Górgonas para servir de amuleto contra o mal.
 As Górgonas eram três filhas de Fórcis e Ceto e seus nomes eram, a Medusa (a impetuosa), Esteno (a que oprime) e Euriale (a que está ao largo). Antes das Górgonas terem as características citadas acima elas eram belas e isso fez com que os deuses se irritassem em especial a deusa Atena que ao ver que a beleza que as filhas de Fórcis e Ceto possuíam era igual a sua ela ficou com medo de terem a mesma aparência dela e apresentar comportamento hostil que era tão diferente do apresentado por Atena. Deformou-lhes a aparência, seus cabelo se transformaram em ninhos de serpentes que a todo momento picavam os rostos das irmãs, e seus dentes foram transformados em presas de javali, suas mãos e pés se tornaram bronze frio e pesado, cobriu suas peles com escamas e para finalizar fez com que todos que contemplassem seus olhos seriam petrificados. Assim o belo olhar das Górgonas fora transformado em algo perigoso.
 Poseidon despojou-se da Medusa que mesmo monstruosa possuía ainda alguns traços de sua semelhantes (Atena que era a quem Poseidon era apaixonado), Poseidon fez com que a mensagem de que ele despojou a semelhante de Atena chegasse até Atena. Com isso Atena ficou ultrajada e retirou a imortalidade da Medusa assim deixando somente suas duas irmãs imortais. Em outras versões ela a amaldiçoou pois Poseidon se encontrou com a Medusa no templo de Atena que ficou ultrajada e a amaldiçoou.

 Mais tarde o filho de Zeus de nome de Perseu com a ajuda de Atena cortou a cabeça da Medusa e depois disso transformou várias pessoas em pedra pois mesmo depois de morta  a cabeça da Medusa poderia transformar todos que a olhassem em pedra.

Nenhum comentário: